EMEF PROFª Mª VIOLETA ARRAES DE ALENCAR GERVAISEAU

Somos referência quanto ao aspecto físico da escola em todo o município de Araripe, sendo nossos educandos provindos de famílias desestruturadas, carentes de afeto, que sofrem também com a falta de recursos financeiros (baixa renda), sendo que estes fatores acabam afetando a aprendizagem dos alunos. Além disto, fatores como distorção idade-série, salas superlotadas e falta de expectativas de futuro, contribuem para o baixo índice de aprendizagem.

Os nossos educadores buscam a adequação do currículo ao conhecimento cultural (mundo), estimulando e despertando o gosto pelos estudos, fortalecendo o exercício da cidadania e promovendo a melhoria da qualidade de vida.

Oferecemos um ensino-aprendizagem significativo, atualizado e eficaz aos alunos que vá de encontro as suas necessidades sócio-político-econômicas e culturais, valorizando a pessoa humana na sua totalidade, despertando-os para a apropriação dos conhecimentos a serem adquiridos de forma prazerosa, em prol da formação de cidadãos íntegros, participativos, atuantes, críticos, capazes de se tornarem co-autores e transformadores da sociedade em que estão inseridos.

O professor procura agir dentro da sua sala de aula como mediador da paz e da justiça, procurando investir na sensibilização do alunado como membro integrante de uma comunidade social, tendo o senso de justiça voltado ao bem comum, tratando a todos com respeito e igual valor, tornando o ambiente vivo e acolhedor.

A escola, tem papel de humanizar para que os indivíduos possam adotar uma visão mais objetiva mediante sua maneira de ver e buscar melhorias em seu desenvolvimento pessoal. Com a tecnologia de hoje, nossos alunos não devem se desvirtuar da nossa sociedade, pois muitas vezes criam suas próprias hipóteses, buscando viver uma ficção, tornado-se alienados sem perspectiva para uma vida futura.

O aluno é envolvido numa educação inclusiva, justa e igualitária, conhecendo o senso de justiça, para que possa dela fazer uso em seu benefício e em benefício da comunidade inserida; por sua vez, deve agir com justiça perante o professor e os colegas.

A Escola segue a Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos” ou “histórica-crítica”. Tendo como base a difusão dos conteúdos, a escola tem como objetivo central estabelecer vínculos que possam atender o meio social e neste venha estabelecer melhoramentos às necessidades individuais. Quanto aos conteúdos estabelecidos, é baseada nas culturas universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.

O método de ensino empregado é através da relação direta das experiências vivenciadas do aluno confrontando com o saber sistematizado. Como também palestras, reuniões, trabalhos desenvolvidos pelo educando, promoções de eventos, etc.

Nosso trabalho estará voltado a estas idéias, porque queremos formar pessoas humanizadas, realizadas e felizes com a educação oferecida por nossa escola.

Contador gratuito

HINO DA VIOLETA