HISTÓRICO

A cidadã araripense MARIA VIOLETA ARRAES DE ALENCAR GERVAISEAU - Professora, Psicoterapeuta, graduada em Sociologia, pós-graduada em Psicologia, Ex-Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Ex-Secretária de Cultura do Estado do Ceará - deu nome à escola que, através da Lei Municipal Nº 915/2009 de 09 de outubro de 2009, ficou denominada Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.
Fundada na gestão do Prefeito FRANCISCO HUMBERTO DE MENEZES BEZERRA (2005-2008), atender especificamente as comunidades carentes circunvizinhas a sua construção.
A escola foi construída através de um convênio da Prefeitura de Araripe com o Banco Mundial, FNDE e Governo do Estado do Ceará, representado pelo Governador, na gestão do supracitado prefeito, pois na época a administração não dispunha de recursos financeiros suficientes para a conclusão da obra, tendo a Secretária Municipal de Educação, MARIA HELIANE CORREIA VILEICAR, a iniciativa de buscar parceiros para a conclusão deste valioso empreendimento.
A partir de 09 de fevereiro de 2009, foram iniciadas as atividades letivas.
A EMEF Professora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau está voltada ao processo ensino-aprendizagem que permita ao aluno desenvolver suas habilidades sócio-cognitivas, estimulado pelo trabalho docente que busca valorizar e construir o conhecimento, o saber cultural do educando, em consonância com as mudanças tecnológicas.

MISSÃO

Oferecer um ensino-aprendizagem significativo, atualizado e eficaz ao aluno que vá de encontro as suas necessidades sócio-político-econômico e cultural, valorizando a pessoa humana na sua totalidade, formando-a para a compreensão dos conhecimentos a serem adquiridos de forma prazerosa.

VISÃO

Pretendemos formar nossos estudantes para que atuem conscientemente na sociedade, sendo assim participativos e conhecedores dos seus direitos e deveres, tornando cidadãos críticos, capazes de transformar e humanizar o meio em que vive, respeitando e valorizando a cultura local, ampliando o conhecimento acumulado em benefício de si e do próximo, construindo assim um bem comum, estimulando e despertando o gosto pelos estudos, fortalecendo o exercício da cidadania e promovendo a melhoria da qualidade de vida.